Soluções

Estratégia

Estratégia e Planejamento Estratégico:
Conceitos estratégicos claros são essenciais para alinhar o posicionamento que orienta o desenvolvimento de sua empresa. O planejamento estratégico participativo cria um norte coletivo que favorece a comunicação interna e a equalização e entendimento dos conceitos e objetivos a serem implementados pelas equipes.

Competências Organizacionais:
A identificação das competências organizacionais é fundamental para orientar os processos e a capacitação da equipe para materializar os diferenciais competitivos da empresa. São baseadas nos conceitos estratégicos e visa fortalecer a proposta de valor da empresa e orientar o desenvolvimento das áreas e pessoas.

Estrutura organizacional e Cadeia de Valor:
A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de longo prazo da empresa e, ao mesmo tempo, ser flexível para responder aos desafios de curto prazo dos novos cenários. A orientação por processos favorece a comunicação e a otimização da interdependência das diferentes áreas da empresa.

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Temas Trabalhados Pela Magnidea em T&D

 

Programas de curta, média e longa duração in company:
Programas modulares de curta (16h a 24h), média (64h a 80h) e longa duração (144h a 192h), estruturados de acordo com o perfil dos participantes, os objetivos estratégicos almejados e a cultura organizacional vigente ou desejada, com abordagem baseada na aprendizagem pela experiência para temas técnicos (relativos à gestão de negócios) e comportamentais (relativos ao Desenvolvimento de multiplicadores internos).

Pessoas

Avaliação de perfil:
Pessoas certas nos lugares certos é uma antiga premissa da gestão de pessoas, porém nunca esteve tão atual quanto nesses novos cenários. Sua empresa está com o perfil de gestores certos para os desafios a serem enfrentados? A avaliação de perfil permite identificar competências que podem qualificar a liderança e a gestão de pessoas para levar a empresa em seus próximos passos.

Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional:
Pessoas satisfeitas produzem mais e melhor. Para isso, avaliar o clima e a cultura organizacional permite identificar possíveis problemas a serem sanados ou planejar ações para criar o melhor ambiente para sua empresa, visando potencializar resultados.

Com formatações que favoreçam a identificação dos aspectos mais relevantes para sua organização, a pesquisa de clima e cultura é um importante indicador para o desenvolvimento da produtividade das equipes.

Desenvolvimento de Gestores e Equipes (T&D):
Ações de treinamento e desenvolvimento devem ser preparadas e aplicadas para gerar resultados consistentes com a materialização dos objetivos estratégicos definidos e a qualificação dos processos organizacionais. É preciso preparar os gestores e equipes conforme as necessidades e desafios da organização.

Inovação

Inventário da Criatividade:
Como esta a sua empresa frente aos desafios da inovação para manter a atratividade de seus produtos e serviços para seus clientes? Sua equipe está pronta para criar novas oportunidades e soluções para seu negócio? O inventário da criatividade avalia 6 dimensões diferentes da empresa para traçar um diagnóstico preciso dos aspectos a serem desenvolvidos, visando identificar os gargalos para uma cultura de inovação.

Modelagem de Negócios:
A estrutura ou modelo de negócios atual ainda é a mais adequada para enfrentar os desafios do presente-futuro em seu segmento de negócios? Como otimizar o seu modelo de negócios para potencializar os resultados financeiros e mercadológicos da sua empresa? Através do método CANVAS, construímos com sua equipe o modelo de negócios mais efetivo para conciliar propósitos e recursos.

Soluções para Otimizar a Criatividade:
Após identificadas as lacunas para o melhor aproveitamento da criatividade de sua equipe, é necessário implementar as mudanças que favoreçam a otimização da criatividade, com os pés no chão, para gerar resultados para o negócio. As soluções apresentadas baseiam-se em métodos criativos e participativos para implementar a cultura da inovação.

Nossas Metodologias

 

A Magnidea prima pela utilização de metodologias participativas e visuais, com base na andragogia e na aprendizagem baseada em problemas, para diagnosticar e equacionar junto com seus clientes as necessidades apresentadas e a construção de soluções em treinamento e desenvolvimento que melhor atendam as necessidades dos negócios.

Zopp

 

O método ZOPP (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos) foi desenvolvido a partir do “Logical Framework Approach” ou “Marco Lógico”. É um método de planejamento desenvolvido e adotado oficialmente pela GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), desde 1983, em todos os projetos da Cooperação Técnica Alemã. Nesse Período, tornou-se sinônimo de um processo de planejamento participativo voltado às necessidades e interesses dos envolvidos em determinado contexto. O método ZOPP incorporou ao processo de planejamento as técnicas Metaplan, ajustando a sua aplicação aos envolvidos nos projetos técnicos da cooperação.

Ciclo de Aprendizagem Vivencial

1) É aplicada uma vivência com o objetivo de levar os participantes a realizarem uma identificação das suas competências atuais através da autopercepção de seu nível de conhecimento, habilidades e/ou atitudes em relação ao tema foco do programa de treinamento;

 

2) Com o termino da atividade o facilitador conduz os participantes ao relato, onde cada pessoa tem a oportunidade de compartilhar suas vivências e reações;

 

3) Na seqüência se inicia a reflexão para que os participantes analisem o ocorrido durante a

atividade e avaliem sua situação, visando estabelecer relações com o resultado obtido e discutam os padrões de desempenho desejados para o seu desenvolvimento profissional e interpessoal;

 

4) Após ocorre a conexão entre os temas discutidos e o conceito teórico que permite ao participante identificar como realizar um avanço em seu nível de desempenho;

 

5) Para finalizar, a facilitador conduz a equipe para a reflexão e discussão de como realizar a aplicação do conteúdo no dia a dia de trabalho.

Canvas

 

O método CANVAS foi desenvolvido por Alexander Osterwalder & Yves Pigneur em co-criação com 470 pessoas oriundas de 45 países para a análise da coerência e busca por inovação em modelos de negócios. O método comporta a análise de 9 grandes blocos que vão desde a escolha dos segmentos de clientes a serem atendidos até a estrutura de custos da empresa. Utiliza-se de metodologia baseada em visual thinking para facilitar a participação de um maior número de pessoas com diferentes abordagens, visando ampliar a qualidade da avaliação do negócio e suas chances de sucesso.

Design Thinking

 

O design thinking é uma metodologia que tem por objetivo colocar as pessoas no centro das soluções, seja para superar desafios internos à própria empresa, seja para desenvolver novos processos e/ou soluções para os clientes. A aplicação da ferramenta busca aprofundar, através da empatia, o entendimento de necessidades, o uso do processo participativo para estimular a criatividade no desenvolvimento de opções, a prototipagem como forma de testar previamente as soluções antes da implementação. Tal procedimento favorece soluções mais criativas, reduz a possibilidade de erros e gera maior comprometimento de todos na implementação.